sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Está frio...e então



É inverno...eu sei...o Antímio de Azevedo e seus compinchas da metereologia não param de o repetir...
Está frio...eu sei...a nossa estação metereológica portátil (que quando está bom tempo vai para a varanda e quando está mau tempo vem para a cozinha), assinalou-me depois de almoço 9 graus...

Mas ainda assim...quem consegue resistir a uma tacinha (cheia) de gelado de nata, com pedaços de noz e bananas de chocolate?

Segurem-me que eu vou-me a ele...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Quadrilha e Monstros




Digam lá se não está espectacular? Um trabalho do CENJOR. A música é dos Quadrilha.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Um casal, duas bicicletas e mil aventuras


A primeira leitura do ano foi:

"Pedalar Devagar - Quatro anos de bicicleta pela Ásia"
Valérie e João Gonçalo Fonseca
Quetzal Editores
2008
332 pág.
Eu que me achava uma grande aventureira, por já possuir dois inter-rails no currículo, perdi rapidamente daí o sentido à medida que ia lendo as aventuras do João e da Valérie. Munidos de uns sacos-cama, "ração de combate" e muita força de vontade calcorrearam a pé, de bicicleta e à boleia 24 países!!

China
"Viam-se inúmeros ratos espalmados no chão, e os vendedores, empunhando as amostras mortas, gritavam o benefício do seu veneno contra estes roedores. Era difícil pararmos sem que uma multidão se juntasse à nossa volta e dezenas de hellos afluíssem..."
"O fondue de serpente estava delicioso. Demos os sumos da longevidade aos da mesa ao lado, uns jovens que riam hilariantemente, bebiam cervejas, desbastavam cobras, enchiam a mesa de ossos e o chão de lixo"
Tibete
"Lá dentro, o bule de chá, completamente carbonizado pelo fogo de esterco de iaque, estava sobre o lume, cujo fumo saía por um orifício no topo da tenda. O chá de manteiga era servido em taças de madeira que nunca chegavam a estar vazias"
India
"Nas margens do rio estão edificados inúmeros templos, pontes e escadas, estas últimas descendo para dentro de água. E há correntes presas para as pessoas se segurarem, pois o caudal é forte e os afogamentos não são raros nestes dias de festa em que se juntam grandes multidões"
Bangladesh
"No Banga Bazar as baiucas estão cheias de cores. É o paraíso dos costureiros, com tecidos de todas as espécies e linhas enroladas em dezenas de carrinhos encastelados. Algumas ruas são só para joalharias, quase todas pertencentes a hindus, e voltámos a encontrar os pósteres azuis e rosa, estátuas de deuses, e paus de incenso queimando e deixando o ar perfumado. Mais à frente os talhos muçulmanos vendem vacas mortas aos bocados"
Singapura
"A praia, tratando-se de uma paisagem criada artificialmente, com areia trazida doutros lugares, e coqueiros plantados, não era má de todo, mas a água era cinzenta e sempre turva"
Malásia
"Em Juara fizemo-nos forretas e dormimos na tenda, para poupar 1 dólar por dia, em vez de escolher um bungalow! A praia era fantástica: deserta, de areia alvíssima e coqueiro. No fundo do mar os corai formavam um esplendoroso jardim colorido, habitado por peixes tropicais, tartarugas e tubarões do recife. Ao entrarmos na água azul-turquesa e transparente, dezenas de raias fugiram num voo majestoso que levantava pequenas nuvens de areia"
Deixo-vos, apenas, estes pequenos apontamentos de viagem...
E, por mim, arrancava já em direcção à Malásia....

Pontuação:4

De que se vai falar aqui




Bom...não passam de promessas...

Vai falar-se de livros...de viagens e de tudo o que vier a cabeça.