quarta-feira, 25 de março de 2009

Episódios da vida doméstica


Adoro a minha panela de pressão Silampos...
Hoje lido com este bonito utensílio de cozinha com toda a destreza e naturalidade. Mas o episódio de hoje (esqueci-me das salsichas enroladas em couve lombarda ao lume, por mais 30 minutos do que seria adequado), trouxeram-me há memórias tempos áureos...
Há pouco mais de 2 anos, acabadinhos de chegar à nossa casinha com vista para as duas pontes sobre o Tejo, quase todos os electrodomésticos e utensílios de cozinha sofreram as agruras nestas 4 mãos, quais delas as menos jeitosas...
O nosso à-vontade culinário era tão forte que demorámos 6 meses a ganhar coragem para cozinhar qualquer coisa na nossa Silampos. "Oh mãe, mas quantos minutos é que isto demora a cozer...Então e isto gira, gira e não rebenta? Não conseguimos abrir a panela...Há é da pressão?! É preciso cuidado?! Ups...queimei-me"

Depois foi a tostadeira...o fio da tostadeira que teimou em ficar em cima de um bico acesso: "Mor? Cheira-me a queimado!! Não, não me parece que seja do pão com queijo, parece borracha..."

Depois foi a varinha mágica: "Isto não tem nada que saber, passas a sopa com cuidado, mesmo dentro da panela" O cuidado não foi suficiente, a magnifica varinha conseguiu derrubar uma auspiciosa sopa de tomate pela bancada a baixo...Não é coisa bonita de se ver...


Mas as aventuras continuaram. Eu chamo-lhe patusca...Aqueles magnificos fornos portateis, do tempo das nossas avós, que funcionam com uma resistência. "Temos que ter um, aquilo dá imenso jeito". "Convém ter cuidado, não ligar as duas resistências ao mesmo tempo, pode quebrar o vidro", explicou a simpatica vendedora da ancestral Braz&Braz". Nós acatámos a sugestão...Mas não é que o fio da dita cuja teimou em colocar-se outra vez junto ao lume do fogão! Parece incrivel como estes objectos têm vontade própria!

Mas voltando ao dia de hoje...Há 2 anos atrás, deitaria a panela pela sanita à baixo, com medo de ver as salsichas transformadas em puré...Hoje, serenamente, abri a panela...respirei fundo e comentei "foi uma excelente ideia ter deixado as cenouras inteiras".

Sem comentários:

Enviar um comentário