domingo, 24 de maio de 2009

Continuam as leituras de Primavera


Ufa...finalmente acabei de ler "A Viagem do Elefante". Já estão a ver pelo desabafo que adorei, não é?! Eu até sou fã do "Evangelho", "Do Ensaio" e do "Memorial". Mas desta vez, o Nobel mais conhecido de Lanzarote decepcionou-me...e não foi pouco. A Vanessa já me tinha avisado "parece que a história foi escrita à pressa"...Bom, parece que foi escrita à pressa e o escritor se esqueceu de colocar alma às personagens e enredo à história. Ora, sem isso é difícil ter vontade para continuar. Tenho a sensação que a minha cruzada para ler o livro foi mais penosa do que a do Salomão para chegar à Áustria.
Pontuação:2


Entretanto...como as caminhadas do elefante eram lentas...aproveitei para intercalá-las com a luxúria de "A Casa dos Budas Ditosos". Nunca tinha lido nada do João Ubaldo Ribeiro e pensei: nada como começar por um romance proibido em duas redes de supermercados da nossa lusa pátria!
Verdade seja dita...nem sabia qual era a história do romance. Pensei: humm, budas ditosos...Cheiram-me a histórias de um bordel...
Não é bem...São mais desabafos de uma grande maluca!!! Ubaldo colocou na boca de uma cinquentona todas as preversões(ou chamem-lhes opções) sexuais possíveis e (diria eu) até impossíveis. Todo o livro são desabafos de uma vida dedicado ao sexo. Mas não se pense em sexo como trabalho. É mesmo sexo pelo sexo. Pelo prazer. Sem tabus, sem restrições, sem moralismos, sem lei e sem castigo. Tão natural como comer e beber...
O livro ao mesmo tempo que choca, diverte pelo exagero das descrições. Mas também chega a cansar...página após página é mais um episódio de sexo.
Mas Ubaldo é divertido, Ubaldo é extremamente inteligente, Ubaldo escreve falando connosco. E por isso, é também irrestível. Já comprei uma segunda obra do ocupante 34º da Academia Brasileira de Letras...Depois conto-vos o que achei.
Pontuação:4

Sem comentários:

Enviar um comentário